Prefeitura Municipal

Pontalinda-SP

Última Atualização do Site:
23/06/2017 10:39:20





Saúde





End: Av. Brasil, nº1269 - CDHU José Cardoso Pereira - CEP:15718-000

Telefone/Fax:17-36991113/36991128

E-mail: ubsaude@pontalinda.sp.gov.br

Diretora: Rosângela Honorato Gatto

Horário de Atendimento : Clique Aqui



UBS DE PONTALINDA

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontalinda, presta seus serviços no período das 07:00h ás 19:00horas, conta com uma equipe de 56 funcionários para fazer o atendimento interno e externo da UBS, inclusive na zona rural do município.

A maioria dos funcionários recebem capacitação para exercer suas funções com um único objetivo, dar um atendimento especial aos usuários, visando melhorar a qualidade de vida da população.

A Unidade Básica de Saúde tem instalações e equipamentos adequados para bem servir os munícipes.

Ainda contamos com frota de veículos: 03 Ambulâncias pequenas (S-10, Montana e Ipanema), 02 Ambulâncias grande (Mercedes e Peugeot), 01 Van Sprinter, 01 Van Ducato, 01 Van Peugeot, 01 Micro-ônibus, 01 Kombi, 01 Saveiro e um carro modelo Gol. Os mesmos contam com uma equipe de 11 motoristas prestando serviços e socorro aos nossos munícipes.

Contamos com 03 profissionais médicos, Pediatra, Estratégia Saúde da Família / Clínico Geral e Ginecologia / Obstetrícia. Foram realizadas 12.459 consultas ao ano e em média 1.038 consultas ao mês.

RECEPÇÃO: Porta de entrada do usuário, local de informações gerais para os demais atendimentos, tais como: agendamento de consultas, exames laboratoriais, raios-X, ultrassom, mamografias, encaminhamentos para especialidades, acompanhamento e tratamento de exames de média e alta complexidade, local de triagem para os vários setores internos da Unidade, entre outros.

SALA DE IMUNIZAÇÃO: Onde a Vigilância à Saúde é constante e de fundamental importância, pois, além de vacinação contra doenças imuno-preveníveis em crianças e adultos.

SALA DA ENFERMEIRA: Destinada ao planejamento e avaliação das ações realizadas pela equipe que é supervisionada pela mesma, local de atendimento ao público, notificação compulsória e alimentação dos programas (Sinan-Net, API, SIAB, Sim/Sinasc, Sisprenatal, Siscolo/Sismama e Comitê Materno/Infantil através de investigação. Assim aprimora a melhoria da qualidade de vida da assistência prestada e resolutividade das necessidades de saúde da população, a equipe de enfermagem é de fundamental importância nas ações de Vigilância em saúde do dia-a-dia.

SALA DE PRÉ-CONSULTA E PESAGEM: Local destinado á verificação dos sinais vitais dos usuários que comparecerem á Unidade para consulta médica ou aqueles que fazem acompanhamento da Pressão Arterial diariamente, é nesta sala que é realizada a verificação dos dados antropométricos das crianças para Puericultura e também para alimentação dos dados do Programa Viva leite que tem acompanhamento mensal do crescimento e desenvolvimento da criança.

SALA DE COLETA DE MATERIAL: Nesta sala é realizada a coleta de amostras de sangue e secreções para exames laboratoriais que são enviadas ao laboratório do SUS na cidade de Jales, colhe-se também material para realização do Teste do Pezinho.

FARMÁCIA DA UBS: Atende diariamente cerca de 90 pessoas, oferecendo medicamentos às doenças que ocorrem com maior frequência, como: hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Estão disponíveis também remédios indicados para os quadros de cólicas, enxaqueca, inflamações, e anticoncepcionais. Além de preservativos que tem extrema importância para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A Assistência Farmacêutica é responsável pela compra, armazenamento, distribuição dos medicamentos e insumos farmacêuticos, além de informar através de oficinas e palestras para profissionais de saúde e a comunidade sobre o uso racional de medicamentos.

Após Consulta Médica, o destino do paciente é a Farmácia, os medicamentos são entregues pela Farmacêutica reforçando as orientações dadas pelos Médicos e Dentistas, garantindo a eficácia do tratamento.

Os medicamentos básicos fornecidos pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde através do programa Dose Certa e Kit da ESF. As insulinas NHP humana são fornecidas pela DRS XV de São José do Rio Preto.

A farmácia dispõe ainda o Programa de Alto Custo que inclui 226 medicamentos para diversas patologias, como insuficiência. Atualmente a farmácia municipal atende cerca de 200 pessoas no Programa de Alto Custo.

SALA DE PEQUENAS CIRURGIAS: Sala equipada com materiais e instrumentos (01 bisturi elétrico e 01 carrinho de emergência contendo um desfibrilador/cardioversor e medicamentos específicos) necessários para realização das mesmas dentro da Atenção Básica.

CONSUTÓRIO ODONTOLÓGICO: Contamos com dois

Cirurgiões Dentista (ESF e UBS) e duas Auxiliares, dividindo os horários. Realiza - se Atendimentos de emergência, Radiografias e Procedimentos coletivos para prevenção e educação em escolas e creches.

ADMINISTRAÇÃO: Sala informatizada, onde se concentra os serviços prestados pelos funcionários e profissionais, diariamente.

Contamos com vários programas, sendo: CNES, DEPARA, FPO, BPA-MAG, SIGTAB, VERSIA, SIA, TRANSMISSOR DATASUS, CARTÃO SUS, PMAQ, PSE, E-SUS e LAUDO MÉDICO.

SALA DA FISIOTERAPIA: Contamos com duas Fisioterapeutas (UBS/NASF). É equipada com aparelhos necessários para atendimento da Atenção Básica. O setor de fisioterapia realiza o atendimento diariamente no horário das 13:00h. Ás 15: 00 horas dentro da Unidade Básica de Saúde do município, atendendo em média 10 pessoas por dia. Além do atendimento na UBS, estende-se aos domicílios e ao Centro de Convivência do Idoso.

SALA DE CURATIVOS: Devidamente equipada com materiais e medicamentos afins.

SALA DE INALAÇÃO: Equipada com aparelhos e medicações específicas para realização deste procedimento a toda população.

SALA DA DIRETORA DE DIVISÃO DA SAÚDE: Sala aberta ao público em geral. Nesta sala é realizado o planejamento anual das ações de prevenção e promoção da saúde, que serão executadas por toda equipe. O trabalho da Diretora de Saúde não é centralizado apenas dentro da Unidade é este profissional que participa de reuniões, onde são tomadas decisões importantes para o município.

Os indicadores de saúde são analisados e avaliados ao término de cada ano para o planejamento das ações para o ano seguinte.

São promovidas ao longo do ano diversas campanhas, contando com parcerias intersetoriais estes trabalhos são fundamentais para as informações e orientações à população sobre saúde e vida saudável.

ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: É uma equipe composta por: 07 Agentes Comunitária de Saúde, 02 Técnicas em enfermagem, 01 Enfermeira, 01 Cirurgião Dentista, 01 Auxiliar de Consultório Dentário e 01 Médico. O trabalho das agentes é realizado quanto ao planejamento diário das ações a serem desenvolvidos individual ou coletivo, visando à promoção da saúde e prevenção das doenças, mantendo o cadastro atualizado realizando visitas domiciliares diariamente. As técnicas de enfermagem acompanham o trabalho das Agentes na visita casa-a-casa realizando atividades da assistência básica, realizam ações de educação em saúde a grupos específicos (grupo de hipertensos, diabéticos e gestantes). A enfermeira planeja, coordenada e avalia as ações desenvolvidas pelos ACS, realiza consultas e procedimentos de enfermagem na Unidade, quando necessário no domicílio, organiza grupos específicos de indivíduos e famílias em situação de risco. A equipe odontológica realiza atendimento de prevenção e promoção á saúde, atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, e ações coletivas em escolas e creches. O profissional médico realiza atendimento de prevenção e promoção á saúde, atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, acompanhamento intenso à atenção dos grupos existentes no município.

Os profissionais da ESF são capacitados para realização de exame de eletrocardiograma na Unidade, caso ocorra alterações cardíacas são encaminhadas ao especialista em estágio secundário.

HIGIENIZAÇÃO DA UNIDADE: A limpeza é realizada por 03 funcionárias, tanto na estrutura física, quanto à rouparia. Deixando o setor apropriado para o desenvolvimento dos serviços prestados aos usuários.

ASSISTENTE SOCIAL: Realiza atendimento individualizado com orientações, visita domiciliar, relatórios, encaminhamentos ao CRAS e ao PAIF, preenchimento e encaminhamento ao INSS para obtenção de benefícios LOAS.

PSICÓLOGA: Realiza atendimento individualizado com seus usuários e relatórios.

FONOAUDIÓLOGA: Realiza atendimento individualizado e em grupo, atendendo creche e escola municipal, relatórios quando necessário.

PMAQ: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, como uma das estratégias indutoras de qualidade pelo Ministério da Saúde. Entre os objetivos do Programa destacam-se a Institucionalização da cultura de avaliação da Atenção Básica só Sistema Único de Saúde (SUS). Garantindo a qualidade da atenção apresentada atualmente como um dos principais desafios do SUS. Os princípios do SUS são compostos de Integralidade, Universalidade, Equidade e Participação Social.

NASF: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família é uma equipe composta por 04 profissionais (Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicóloga), onde apoiam as ações realizadas pela ESF através de reuniões e atendimentos conjuntos. Tendo como eixo a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado pela saúde.

Suas atuações são desenvolvidas de forma integrada definidas a partir das demandas identificadas através do trabalho conjunto, fortalecendo seus atributos e no papel de coordenação do cuidado do SUS.



VENHAM VISITAR NOSSA U.B.S, ELA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS À ESPERA DA POPULAÇÃO

Veja algumas fotos em nossa galeria e conheça a nossa UBS









Pontalinda,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.