SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LEISHMANIOSE

9 A 14 DE AGOSTO DE 2021.

A Prefeitura e Câmara Municipal de Pontalinda, através do setor de Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e Unidade Básica de Saúde, Na semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral, que teve inicio no dia 09/08/2021 á 14/08/2021. Tendo como Objetivo Orientar a População sobre a doença e seus meios de transmissão da Leishmaniose Visceral “e uma doença grave para os cães domésticos, causada por um protozoário,  é transmitido através da picada do mosquito palha infectado. E muito importante deixar que os animais sejam testados, para que o tratamento correto seja iniciado”.  A prevenção só depende da conscientização da população sobre a necessidade de cuidar da saúde dos seus animais e impeça a proliferação do mosquito palha, para isso é necessário que mantenham seus quintais limpos, evitando o acumulo de matéria Orgânica, não se esquecer de embalar bem o lixo para descarte, manter o local que seu animal de estimação fica sempre limpo e bem cuidado, além de usar coleira repelente de mosquitos  e evitar passeios ao anoitecer , porque e neste período que o mosquito age.  É importante ressaltar que há tratamento para Leishmaniose Visceral em humanos. Ele é gratuito e está disponível através do Sistema Único de Saúde- SUS.