A Secretaria Municipal de Assistencia e Desenvolvimento Social de Pontalinda divulga o Boletim Informativo dos atendimentos Sócioassistenciais do Cras e Órgão Gestor no ano de 2020

Mediante este período desafiador de abrangência Internacional com o inicio da Pandemia do COVID-19 que afetou diretamente a economia do país, a Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou juntamente com sua equipe técnica o Plano Municipal de Contingencia no Âmbito da Assistência Social que é um documento elaborado com o intuito de auxiliar o Município de Pontalinda no trabalho da Assistência Social na resposta à ações de prevenção e combate no enfrentamento ao novo Coronavirus (COVID-19).
Visando a necessidade de adaptação dos serviços socioassistenciais a Secretaria Municipal fez a aquisição de:
*** Dois notebooks; Três computadores; Duas impressoras; Quinze conjuntos de mesas com quatro cadeiras poltronas plásticas; Um projetor (datashow); Uma tela de projeção; Três No-breaks; Uma Smart TV 50 Polegadas; Impressão em gráfica de 1.000 folhetos orientativos; Impressão em gráfica de 250 adesivos; Impressão em gráfica de 100 adesivos SCFV; 220 frascos de álcool gel de 500ml para montagem de kits para os usuários dos serviços; 660 sabonetes glicerinados para montagem de kits para os usuários dos serviços; 1.100 mascaras descartáveis para montagem de kits para os usuários dos serviços; 1 Veículo Automotor 0Km para o CRAS que será entregue no inicio do ano 2.021 devido prazo solicitado pela montadora.
A secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou o acompanhamento de 09 (nove) adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade presencialmente e após a Pandemia remotamente(via telefone, aplicativo de mensagem).
Mesmo com a pandemia do Covid-19 os trabalhos e acompanhamentos continuaram de forma ainda mais intensa, principalmente nos atendimentos de orientações ao Auxilio Emergencial, sendo mais de 200 famílias beneficiárias que buscaram atendimento junto ao Órgão Gestor e CRAS.
Os atendimentos particularizados que são os realizados pela equipe técnica do CRAS, sendo a assistente social e psicóloga, somaram um total de 1114 atendimentos, sendo eles referentes à orientações realizadas à cada indivíduo.
Em relação às famílias encaminhadas para inclusão no Cadastro Único somaram um total de 36 famílias.
Já as famílias encaminhadas para atualização cadastral no Cadastro Único somaram um total de 102 famílias.
Os indivíduos encaminhados para acesso ao BPC – Benefício de Prestação Continuada somaram um total de 104 atendimentos.
As visitas domiciliares da equipe técnica somaram um total de 105 visitas.
Os benefícios eventuais que referem-se à concessão de cesta básica somaram um total de 177 atendimentos.
Além de todos os atendimentos presenciais são realizados mensalmente cerca de 120 atendimentos remotos(via telefone, aplicativo de mensagem), reuniões com as famílias, para acompanhamentos e orientações, audiências e relatórios ao judiciário, reuniões com a rede(Saúde,Educação, Conselho Tutelar).
O CRAS também realiza solicitação de segunda via de certidões de nascimento e casamento e atestado de óbito para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único que não possuem condições econômicas para o custeio deste documento.
As ações coletivas tiveram suas realizações interrompidas segundo a Portaria nº 337. De 24 de Março de 2020 que: “Dispõe acerca de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, COVID-19, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.” Que cita em seu Parágrafo VII: suspensão temporária de eventos, encontros, cursos de formação, oficinas, entre outras atividades coletivas.
Dessa forma os grupos pertencentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tiveram suas ações temporariamente suspensas, conforme também preconiza a PORTARIA CIDADANIA Nº 54, DE 1º DE ABRIL DE 2020 - NOTA TÉCNICA Nº 7/2020 item 5, alínea IX e item 5.2.
São estes: Grupo com crianças de 0 a 6 anos, Grupo com crianças/adolescentes de 7 a 14 anos, Grupo com adolescentes de 15 a 17 anos, Grupo de adultos entre 18 a 59 anos, Grupo de idosos, tendo obrigatoriamente idade igual ou superior a 60 anos e Grupo de pessoas com deficiência.
Aguardamos a publicação de uma nova resolução que permita o retorno das ações coletivas, enquanto isso as orientações, apoio e acompanhamentos são realizados de forma remota e em casos de urgência ações presenciais são realizadas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS felicitam toda população de Pontalinda, desejando um Feliz e Próspero Ano Novo e esperamos que, brevemente estaremos novamente vivendo novas histórias com muita alegria! Deus esteja com vocês.
 Um abraço carinhoso!